9 dicas para trabalhar em home office

9 dicas para trabalhar em home office

Uma das medidas adotadas na prevenção à COVID-19 foi o distanciamento social, com orientação para as pessoas ficarem em casa. Algumas atividades profissionais foram paralisadas. Mas existem profissionais que ainda conseguem trabalhar em home office. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a montar o ambiente ideal para este trabalho.

1. Espaço

Escolha o lugar mais silencioso e bem iluminado da casa. Transforme no seu escritório, dando a ele este aspecto, colocando tudo o que precisa para desempenhar suas tarefas.

2. Horário

Planeja seu tempo, cumprindo a jornada de trabalho e respeitando intervalos. Lembre-se que você está trabalhando e deve cumprir com seu horário fixo de trabalho habitual.

3. Concentração

Entenda a diferença entre lazer e trabalho. Estar em casa não significa menos responsabilidade. Evite se distrair em redes sociais tv, etc. Se mora com mais pessoas, procure se isolar durante a jornada de trabalho e explique a importância disso para o desempenho das suas tarefas.

4. Organização

Liste suas tarefas. Um bloquinho ou agenda são companheiros perfeitos nestes casos. Anote tudo o que precisa fazer no papel e vá riscando item por item, isso facilita a visualização das tarefas.

5. Planejamento

Estabeleça prazos. Sem uma meta é mais fácil adiar a realização. Evite, também, deixar tudo pra última hora. Otimize o tempo, procurando concluir as tarefas o quanto antes.

6. Pausas

Ajudam a evitar as distrações e até a aumentar a concentração de algo está sendo trabalhado há muito tempo sem ser concluído. Levante, faça um café, beba água. Essas pausas podem enriquecer suas ideias e seguir adiante. Às vezes o distanciamento é necessário para enxergar a situação a ser resolvida por outro ângulo.

7. Roupa

Vista-se confortavelmente e nada de pijama. Vista roupas que você geralmente usa no dia-a-dia de trabalho. Isso ajuda a compreender que você está em um compromisso.

8. Ferramentas

Certifique-se de ter uma boa conexão de internet. Também, mantenha ativa a comunicação com a sua equipe. Crie uma rotina de reuniões periódicas por videoconferência, usufrua de aplicativos e ferramentas online para gerenciar conversas e tarefas. Se você é empregado de alguém, informe seu chefe quando abrir os trabalhos, mantenha contato frequente.

9. Fim do dia

A jornada de trabalho terminou? Saia do ambiente em que estava trabalhando. É importante desligar-se para não se tornar um refém e ter desgaste extra. Trate como o ambiente real de trabalho, afinal, se você tivesse de se locomover ara o escritório todo dia não estaria disponível 24 por dia, não é mesmo?

Tem suas próprias técnicas para trabalhar em home office? Compartilha com a gente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Envie-nos sua mensagem via Whatsapp